Radio Flecha Polida

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Purim ? Celebração de Vida

Ap. Renê Terra Nova
“Por isso aqueles dias chamam Purim, do nome Pur; assim também por causa de todas as palavras daquela carta, e do que viram sobre isso, e do que lhes tinha sucedido. Confirmaram os judeus, e tomaram sobre si, e sobre a sua descendência, e sobre todos os que se achegassem a eles, que não se deixaria de guardar estes dois dias conforme ao que se escrevera deles, e segundo o seu tempo determinado, todos os anos. E que estes dias seriam lembrados e guardados em cada geração, família, província e cidade, e que esses dias de Purim não fossem revogados entre os judeus, e que a memória deles nunca teria fim entre os de sua descendência.” (Ester 9:26-28)

Ao estudarmos o livro de Ester, encontramos a história de um povo que se moveu em fé e recebeu um grande livramento do Senhor.

Ester vivia em Susã, capital da Pérsia com o seu tio Mordecai. Tornou-se rainha ao casar com o rei Assuero e foi instrumento de salvação para o seu povo, o povo judeu. O livramento começou quando o rei, lendo os relatos de Crônicas, descobriu que Mordecai, tio de Ester, havia protegido a vida dele.

Tudo já estava preparado para que os judeus fossem exterminados. Hamã, inimigo do povo de Deus, havia preparado uma forca para Mordecai porque este não se dobrava ante a sua presença, o que o irritava demais.

Porém Deus mudou a sorte do Seu povo. O rei Assuero ao descobrir que Mordecai havia feito tão grande benefício em salvar a sua vida e não recebera nada em troca, chamou Hamã e perguntou o que poderia ser dado como recompensa ao homem que o rei desejava honrar. Como Hamã pensou que o rei estava falando dele disse que este homem merecia as melhores vestes, que fosse colocada uma coroa na cabeça e que desfilasse no cavalo real até a praça.

Atendendo ao conselho de Hamã, o rei Assuero ordenou que todas essas coisas fossem feitas em favor do judeu Mordecai. Inclusive foi o próprio Hamã quem teve de conduzir o cavalo com Mordecai. Ele teve de trocar as roupas de saco e cinza do seu inimigo por vestes reais. 

Hamã foi enforcado na mesma forca que havia preparado para Mordecai, após a rainha Ester denunciar o plano que ele havia tramado contra o povo judeu. A rainha Ester se manteve em intercessão pelo seu povo diante do rei. Ela é a figura da Igreja intercedendo diante do Rei para que seu povo não morra.

Cada um de nós é intercessor que chega diante do Todo Poderoso. E assim como o cetro foi estendido em favor de Ester, pelo rei Assuero, assim o cetro de autoridade está estendido sobre nós. Podemos chegar confiadamente diante do Trono pelo novo e vivo caminho que foi instalado por Yeshua Ha Mashia, o Messias de Israel.

Podemos crer que o livramento do Senhor está estabelecido sobre a Sua Igreja. Devemos-nos colocar em intercessão por cada membro da nossa família, por cada pessoa da nossa cidade e eles serão resgatados; não haverá o decreto de morte sobre eles! Aleluia!

É tempo de resgate; de não ficar um só na mão do inimigo; de vermos a intercessão gerando resultados em profusão; de vermos as igrejas orando e decretando. Ester convocou o seu povo para jejuar e orar por três dias, eles não comeram nem beberam e viram o decreto do rei a favor de suas vidas.

A rainha Ester foi intercessora, ficou na brecha, mas contava com o auxílio de seus irmãos. Nós, Igreja de Jesus, temos um ajudador que é o Espírito Santo. Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Mordecai é, no texto da rainha Ester, a figura do Espírito Santo que denunciava as artimanhas do inimigo. Todos nós precisamos da figura tremenda do Espírito Santo e do ministério tremendo da intercessão. 

A Festa de Purim fala de Jesus, o nosso Grande Intercessor; do Espírito Santo o nosso Ajudador; do ministério de intercessão da Igreja. A intercessão quebra todo decreto do inimigo sobre nós: laços de miséria, de ruína, de pobreza. Porém, quando estamos em vigilância o inimigo não nos toca.

Purim é a festa do livramento de morte. Purim é mudança da sorte. Purim é a festa da oração respondida. Purim é a celebração da vida, da vitória do povo de Deus sobre o decreto do inimigo. Purim é resgate. Purim é o estabelecimento de um novo tempo.



Rede Juvenil Shabath

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o seu comentário nesse portal que divulga as bençãos do Reino de Deus. Que Deus possa continuar te abençoando poderosamente em nome de Jesus. Pr Elton Bezerra